Notícias

CSP conquista prêmio por otimização de performance do Alto-Forno

É um orgulho para a CSP comemorar conquistas, ainda mais quando é fruto de um intenso e coeso trabalho em conjunto. A equipe do Alto-Forno da siderúrgica conquistou o prêmio Proof Not Promisses (PNP), concedido pela General Eletric (GE) Power & Water em função do projeto Otimização de performance no sistema de lavagem de gás do Alto-Forno. O resultado é positivo para a área e para toda a empresa, que terá uma economia anual de R$ 531.000 com o projeto.

Estavam envolvidos no trabalho os supervisores e técnicos de equipamentos do Alto-Forno, além dos supervisores, líderes e operadores da operação diretamente ligados a limpeza de gás. O projeto foi selecionado e apresentado na ABM Week 2017, o maior evento técnico-científico da cadeia do aço da América Latina.

 

Melhor condição operacional

O projeto inicial do sistema de lavagem de gás do Alto-Forno (GCP) da CSP apresentava oportunidades de melhoria no controle da turbidez e sólidos suspensos na saída do clarificador, em função da tecnologia que era aplicada. O que poderia gerar custos elevados e um desempenho abaixo do potencial pleno.

Foi feita a alteração e comprovação de um novo projeto, por meio de ensaios laboratoriais, testes químicos na planta e análise físico-químicas da água de recirculação. Os resultados foram considerados excelentes.

 

Soluções inovadoras

A premiação Proof Not Promises (PNP) foi introduzida pela GE Power & Water em 1987 e reconhece projetos que geram economia por meio de soluções inovadoras. O reconhecimento é concedido trimestralmente e homenageia os parceiros da GE que conseguem atingir um equilíbrio positivo entre os desafios ambientais e as demandas industriais.

 

Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, que consolida cada vez mais nossa a CSP como uma usina competitiva e sustentável.

SAIBA MAIS