Notícias

Taib’art: ponto de encontro para quem busca artesanato local

Resgate e fortalecimento da cultura do artesanato da comunidade da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. Esse é o propósito do Taib’art, um dos projetos apoiados pelo ciclo 3 do Programa Ideia da Gente, iniciativa da CSP para apoiar o desenvolvimento sustentável da região.

Com o objetivo de gerar renda, o projeto ofereceu, ao longo de 2017, aprimoramento de técnicas artesanais por meio de cursos e oficinas profissionalizantes. O resultado são peças sofisticadas e com maior apelo comercial, que são expostas no Centro de Exposição Artesanais Taib’art, uma loja criada para esse fim, localizada na praça central da comunidade.

Inaugurada em julho, a loja abre todos os dias para atender ao público em geral. Oferece diversos tipos de artesanato, como pintura em quadro, pintura em tecido, boneca de pano, crochê, bijuterias, artesanato na carnaúba, bordado, entre outros.

Os 24 artesãos do projeto, número que superou as expectativas, também participaram de oficinas de empreendedorismo, para que, com maior segurança e profissionalismo, possam levar adiante a profissão. A ideia é que, a partir de agora, os artesãos empoderem-se de todo o conhecimento adquirido e estrutura física conquistada para seguir com seu trabalho de forma sustentável.

 

Saiba mais sobre o Taib’art, assistindo ao vídeo sobre o projeto

SAIBA MAIS

Orgulho CSP em versos de Cordel

Participante da segunda turma do programa Jovem Aprendiz da CSP, Lucas Castro traduziu o orgulho de ter feito parte da história...