Monitoramento Ambiental

Atenta à qualidade do ar e à preservação dos mananciais de água, na região onde está instalada, a CSP implantou sistemas integrados para monitoramento contínuo, 24 horas por dia, das principais fontes de emissões atmosféricas e efluentes hídricos. Esses sistemas aumentam a confiabilidade dos dados, sendo usados para avaliar as condições dos processos industriais, a eficiência dos equipamentos de controle ambiental e o atendimento aos padrões legais.

O sistema de monitoramento de emissões atmosféricas permite o acompanhamento dos níveis de material particulado, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, oxigênio e vazão.

Já o sistema de monitoramento contínuo de efluentes é utilizado para monitorar a concentração de poluentes nos efluentes na saída de cada uma das estações de tratamento dos processos, e na estação de tratamento final, de forma a garantir o atendimento aos padrões legais.

O monitoramento contínuo é feito tanto nas unidades operacionais quanto no centro de controle da unidade de planejamento da produção. Esses dados também são disponibilizados, via painel eletrônico no interior da usina, para conhecimento dos empregados e visitantes.

 

Monitoramento Ambiental da Região

Desde junho de 2013, a CSP adota o monitoramento da qualidade ambiental da região na qual está inserida para a caracterização e montagem de indicadores e uma base de dados permanentemente atualizada, além de ser um suporte para avaliação de impactos e gestão das atividades. Cada Programa de Monitoramento possui objetivos específicos, de forma a contribuir para a conformidade da companhia em relação à legislação federal e estadual pertinente.

São eles:

Programa de Monitoramento de Efluentes
Programa de Monitoramento da Água Superficial
Programa de Monitoramento da Água Subterrânea
Programa de Monitoramento de Emissões
Programa de Monitoramento de Sedimento
Programa de Monitoramento do solo
Programa de Monitoramento do Nível de Ruído
Programa de Monitoramento da Qualidade do ar